Jay devotos.
Escrevi estas dicas, já que sempre perguntam o mesmo, hehehe.
Como
purificar a luxúria? Como incrementar a devoção? Eu não sei nada e
menos tenho grandes relizações, mas tenho vontade de lhes servir
compartilhando uma compilação simples e defeituosa, mas com muito
carinho para vocês.
Todos
os devotos, ou seja, tanto devotos internos brahmacarys como devotos
externos grihastas, ou os vanaprasthas e sannyasis, devem purificar a
luxúria e desenvolver bhakti.
Espero lhes ajude ou pelo menos lhes anime.
Hari bol!!!
A importância da prática constante
Primeiramente
é muito importante enfatizar a importância de praticar constantemente
de forma periódica, sincera e determinada, isso garantirá o sucesso para
se libertar da luxúria e ser promovido ao bhakti puro, já que o sadhana
bhakti é uma disciplina transcendental que se revela do mundo
espiritual através de seus agentes divinos, os devotos puros, de quem
dependemos completamente.
Srila
Sridhar Maharaj disse a chave: “Paciência aliada à determinação ganham a
corrida.” Todos os mestres das diferentes disciplinas, sejam
espirituais, artes marciais, música, ciência, filosofia, esporte ou
qualquer disciplina, dizem a mesmas frases: “A prática é tudo” , “A
prática faz o monge”. Eu sempre gosto de dar o exemplo dos esportistas
para explicar didáticamente a importância da prática periódica e
determinada, pois quem não praticou algum esporte pelo menos durante um
mês? Quase todos, não é? E se analisarmos, quando praticávamos todos os
dias rapidamente, nos tornávamos muito habilidosos nessa disciplina,
quando praticávamos 2 vezes por semana, dava para avançar e sentir o
progresso gradual, e quando praticávamos uma vez por semana, se sentia
que era o mínimo que se podia praticar para não desistir da prática, e
sentir um avanço simples e lento, mas progressivo. No entanto, se tentar
praticar alguma disciplina menos de uma vez por semana, os resultados
serão insatisfatórios, assim mesmo é a disciplina espiritual.
Srila
B. B. Tirtha Maharaj disse que precisamos de sadhu sanga no mínimo uma
vez por semana para encher o tanque de gasolina espiritual e assim poder
praticar durante a semana. Então, os devotos externos devem se esforçar
para no mínimo ir uma vez na semana ao templo e oferecer serviço
devocional, assim como um esportista ou músico pega aula uma vez por
semana, mas tem que praticar a lição de casa durante toda a semana, para
poder realmente ver avanços, da mesma maneira os devotos devem no
mínimo visitar uma vez por semana o templo, para assim ter a força
espiritual para praticar o canto dos Santos Nomes e render serviço
devocional aos pés de Sri Sri Guru e Gouranga durante a semana toda,
independente de onde esteja.
No
caso de um brahmacary, deve-se morar em um templo ou se associar
diariamente com os devotos para manter uma prática intensa que lhe
permita seguir seus votos de celibato e devoção. Só um bom nutrimento,
um nutrimento intenso, permitirá um trabalho intenso. O esforço sincero
para nos estabebelcermos constantemente na pratica, nos libertará de
anishtita (prática instável) e nos levará a nishta (estabilidade nas
práticas devocionais).
12 dicas para purificar a luxúria:
1. Pedir misericórdia;
2. Guru Bhakti (devoção e entrega ao Guru);
3. Canto dos Santos Nomes;
4. Serviço intenso e pregação;
5. Se estabelecer no modo da bondade;
6. O poder da Consciência de Krishna;
7. Essência do proceso: Sravanam, Kirtanam, Sadhu Sanga e Asat Sanga Tyaga;
8. Saúde, equílibrio e moderação;
9. A oração humilde;
10. O desapego;
11. Vaidi Bhakti e Etiqueta Vaishnava;
12. Desejar se tornar um santo e alcançar o bhakti puro.
1. Pedir misericórdia
A
principal dica para purificar a luxúria é pedir por misericórdia. Srila
Tirtha Maharaj diz que a forma de vencer os obstáculos como a luxúria é
orando a:
a. Guru;
b. Vaishnavas;
c. Sri Nityananda;
d. Sri Gouranga;
e. Nrisimhadev.
Se um brahmacary não orar pela misericórdia, não terá chance de se manter servindo absorto no espírito como um brahmacary.
2. Guru Bhakti (devoção e entrega ao Guru)
Outra
dica muito importante é a rendiçao e devoção ao Guru, Srila Prabhupada
disse: “Quem faz de seu Guru sua vida e alma é o verdadeiro sannyasi”,
assim, podemos compreender que a verdadeira renúncia é estar absorto em
devoção ao Guru. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati dizia: “Quando um
devoto não consegue ver seu Guru em todas as coisas, então aparecem
todas as dificuldades”, por isso devemos ver Guru Bhakti como nossa
grande fortuna. Uma forma de incrementar a devoção é se aproximar do
Guru e lhe perguntar como posso melhorar meu serviço e devoção, e se
dispor verbalmente a receber novos serviços e instruções. A obediência é
a característica do bom dicípulo.
3. Canto dos Santos Nomes
A
dica é cantar os Santos Nomes. Srila Prabhupada recomenda orar a Srila
Haridas Thakur pedindo bênçãos para cantar continuamente o Maha Mantra.
Srila Guru Maharaj recomenda purificar a luxúria exacerbada com um dia
de retiro espiritual cantando 64 rondas de japa, então podemos pedir ao
líder do templo para praticar essa terapia.
4. Serviço intenso e pregação
Guru
Maharaj também recomenda vencer Kama (luxúria), fazendo muito serviço e
pregação, ele diz que um brahmacary tem que trabalhar como se tivesse 7
filhos. Também explica que um brahmacary que não prega não consegue se
manter como brahmacary, já que o gosto superior que nos permite esquecer
os gostos inferiores se encontra na pregação. Srila Sridhar Maharaj
explica que na pregação Krishna se faz presente de uma maneira mais viva
e forte. Sankirtan Yajña ki jay!
5. Se estabelecer no modo da bondade
Na
sua última lição, Srila Prabhupada recomenda se purificar estando
estabelecido no modo da bondade, que se atinge com 3 práticas:
a. Acordar cedo;
b. Observar o Mangal Aratik;
c. Ouvir o Srimad Bhagavatam.
Gurudeva também explica que a verdadeira austeridade é deitar cedo.
6. Desenvolver Consciência de Krishna
Srila
Bhakti Kamala Govinda Maharaj nos explicou que o sadhana (disciplina)
do devoto é saturar a consciência com Consciência de Krishna. Sempre
devemos lembrar de Krishna e nunca devemos esquecer dEle. Srila Tirtha
Maharaj disse: “Se você esquecer Krishna, Maya virá, então a forma de se
defender de Maya é sempre pensar em Krishna.” Krishna dá Seu antídoto
contra a luxúria como a “Consciência de Krishna”, no Capítulo 3. verso
43:
evaḿ buddheḥ paraḿ buddhvā
saḿstabhyātmānam ātmanā
jahi śatruḿ mahā-bāho
kāma-rūpaḿ durāsadam
"Sabendo
que se é transcendental aos sentidos da mente e da inteligência
materiais, óh Arjuna de braços poderosos, a pessoa deve equilibrar a
mente por meio da deliberada inteligência espiritual (CONSCIÊNCIA DE
KRISHNA) e assim - pela força espiritual - vencer este inimigo
insaciável conhecido como luxúria"
Então,
devemos desenvolver Consciência de Krishna estudando todos os aspectos
de Krishna: Seus nomes, Suas formas, Suas qualidades, Seus passatempos,
Sua parafernália, Seus associados, etc., para assim experimentarmos um
gosto superior, o gosto pela devoção, e esqueceremos naturalmente a
luxúria. O conhecimento transcendental tem o poder de purificar a
luxúria.
7. Sravanam, Kirtanam, Sadhu Sanga e Asat Sanga Tyaga
Recomenda-se,
como essência do proceso, praticar: Sravanam Kirtanam (ouvir e
glorificar Krishna) em companhia dos devotos (sadhu sanga) e abandonando
a má associação (asat sanga tyaga), pessoas luxuriosas, materialistas,
impersonalistas ou ateias.
8. Equilíbrio e moderação
Em uma ocasião que Srila Sridhar Maharaj estava explicando sobre sannyasa vaishnava, citou o seguinte verso:
yuktahara-viharasya
yukta-cestasya karmasu
yukta-svapnavabodhasya
yogo bhavati duhkha-ha
“Aquele
que é regulado em seus hábitos de comer, dormir, se recrear e
trabalhar, pode atenuar todos os sofrimentos materiais mediante a
prática do sistema de yoga.”
Este
verso, que podería ser visto egoísta por estar pensando em si mesmo,
foi citado por um Acarya para explicar a sannyasa, pois, na verdade, o
conceito yukta vairagya nos explica que tudo é de Krishna, inclusive
Maya (a energia material) é de Krishna e deve ser ocupada ao serviço de
Krishna. Assim, o sannyasi entrega seu corpo, palavras, mente e
espírito.
Então,
neste ensinamento concluímos que devemos ser moderados e equilibrados
em nossos hábitos, isso é muito importante para manter todo o nosso ser
saudavelmente, enxergando o corpo e a mente como posses de Krishna que
temos que cuidar, que não são nossas, que são de Krishna. Ele nos
emprestou e os criou para serem destinados a serviço dEle como se fossem
aspirantes a bhaktas, a quem temos que pregar e lhes educar com
disciplina para que se covertam em devotos: “Óh mente mundana, adora o
filho de Nanda e do temor te vais livrar”, pois tudo é de Krishna e nada
é nosso.Srila Prabhupada também explicou que quem não cuida de sua
saúde e fica doente e débil fisicamente, fica propenso a estar debil
espiritualmente também, prejudicando sua vida espiritual. E temos que
lembrar que dentro dos preceitos da rendição se deve aceitar tudo o que é
favorável à devoção e se deve rejeitar tudo o que seja desfavorável à
devoção.
9. A oração humilde
Bhakti
significa “sentimento devocional”, e o sentimento vem do coração, e a
atividade do coração é a oração, por isso orar é fundamental para se
concentrar com a devoção, a mente vai onde acontece algo no ser, se
apertar o dedo, tua mente irá lá, e se cantar os Santos Nomes orando com
teu coração, ele despertará e começará a sentir algo, como um calor que
coça agradavelmente no teu interior, um prazer sutil superior e assim
tua mente se sentirá atraída, prestará atenção a este fenômeno e poderá
se concentrar prazerosamente na meditação do sentimento de querer ser um
instrumento de amor através do canto dos Santos Nomes de Krishna.
As
pessoas não oram se não realizam que estão desamparadas, uma pessoa
pode estar se afogando e sendo cabeça dura achando que poderá se salvar
por si mesma, mesmo que a força do oceano lhe supere, até que começa a
se afogar e sofrer, e reliza que não tem como resolver esta problemática
e que precisa gritar pedindo socorro. Nesse momento não lhe importa
nada mais que pedir auxílio, realiza que está completamente desamparada e
grita com todo o seu ser, dando toda sua energia, até seu próprio
coração para fazer esse grito de auxílio que sai do fundo de sua alma.
Isso é orar, realizar que estamos desamparados e que dependemos
completamente do refúgio e sustento de Sri Guru e Gouranga.
Portanto,
imploramos fervorosamente do fundo de nosso coração para que o Senhor
nos dê Sua misericórdia, sabendo que Ele só se atrai pela devoção e o
desejo sinceros de querer servir, que se manifesta através de
conversações internas com Paramatma, súplicas onde pedimos que por favor
aceite nossas orações e serviços mesmo que sejam feitas com muitos
erros, e assim aceite misericordiosamente que nos salve desta condição
miserável nos tomando e levando a seu Divino Refúgio, o Ashram de Sri
Sri Guru Mahaprabhu Gandarvika Giridhari ki jay!
10. O desapego
O
Srimad Bhagavatam disse que devemos usar a arma do desapego e cortar a
árvore do mundo material. O desapego é o fruto da meditação, como a
meditação nos Santos Nomes, que é a meditação indicada para esta era,
meditando acessamos as experiências espirituais que nos proporcionam
gostos superiores e assim nos trazem o desapego do mundo material
instantanemente. Por outro lado, Krishna enfatiza a importância de não
contemplar nem física nem mentalmente os objetos dos sentidos, caso
contrário virá uma consequência terrível:
a. Contemplação
Compara-se
os sentidos como se fossem animais selvagens, não podemos confiar
neles, pois se eles contemplam, ou seja, se você não os controlar, eles
te atacarão. Também são comparados a assaltantes, se você não se
defender com o guarda-costas da inteligência fortalecida com conciência
de Krishna, então os ladrões virão e te roubarão tudo, tua saúde fisica,
mental e intelectual, e até roubarão o mais valioso, tua saúde
espiritual, tua devoção, já que uma pessoa perturbada pelos sentidos não
consegue ouvir o coração e assim se enreda no seguinte processo:
b. Apego
Se
a pessoa contemplar continuamente uma vitrine, despertará um apego pelo
objeto mostrado e assim surgirá nele um apego interno, se estabelecerá
um firme vínculo emocional com a matéria e este apego é muito difícil de
remover.
c. Luxúria
O
desejo ardente de obter o apego, esse ardor é insaciável e queima a
vítima como se fosse um fogo invencível que não se satifaz nunca,
trazendo assim só ansiedade.
d. Ira
Já que a luxúria é impossível de se satisfazer, o seu resultado inevitável é a frustração em forma de ira.
e. Ilusão
Quando
somos vítimas da ira, perdemos o controle e somos cobertos pelo véu de
Maya, nos empurrando a fazer coisas erradas, como bater em nosso filho
ou machucar aos nossos seres queridos para descarregar a ira contida
durante uma vida frustrada. Mas quem vai querer fazer sofrer a um ser
querido? Só um louco, alguém que esteja iludido.
f. Confusão da memória
Pois
Maya tem duas funções: cobrir e esquecer. Então pode ser que uma pessoa
tenha aprendido a servir a seus seres queridos, no entanto, se cair sob
a influência da luxúria e da ilusão, vai se confundir e seu
conhecimento será coberto, perdendo assim sua memoria até de seus
próprios valores e princípios.
g. Perda da inteligência
Ou
seja, por esquecer seu conhecimento, não consegue dar bom uso à
inteligência, já que perdeu as referências de bons conceitos e maus
conceitos, e assim se torna um tolo que perdeu toda a inteligência.
h. Queda ao poço material
Um
tolo não consegue ver as armadilhas que os inimigos lhe preparam e
assim se deixa enganar por eles, se convertendo em uma alma iludida pela
luxúria e apego, coloca os pés em um caminho que na verdade era uma
armadilha que tinha o objetivo de capturá-lo em um poço escuro, onde não
conseguimos sair e tudo é escuridão, ignorância, sofrimento, miséria.
Este é o grande perigo de contemplar e alimentar os apegos materias, por
isso a solução é: ser yogis controlando e purificando a mente e os
sentidos, tomando a arma do desapego e o conhecimento transcendental
para assim cortar o nó da ignorância que nos ata a este mundo material.
11. Vaidi Bhakti e Etiqueta Vaishnava
Então,
a forma de tirar a luxúria é nos purificando (anartha nivriti) para
depois invocar o reino da devoção (bhakti) para que se faça presente em
nosso coração.
Quando
se planta, primeiro se ara e limpa a terra de todas as ervas daninas e
depois se plantam as flores, frutas e verduras, assim mesmo Srila B. B.
Tirtha Maharaj nos ensina que primeiro devemos eliminar todos os egos e
vaidades, e só então poderemos praticar o verdadeiro bhakti, antes disso
é karma. Logo, para eliminar os egos e a luxúria devemos praticar
vaidhi bhakti, o bhakti das regras e regulações, como por exemplo a
etiqueta vaishnava, estas práticas nos purificam de todo tipo de ego e
vaidades, inclusive o ego de jñani, assim libertaremos o coração e
aflorará o prem bhakti (amor puro) que cada alma tem intrinsicamente no
seu coração, pois todas as almas são potencialmente devotas do Senhor em
seu interior.
Regras sobre Brahmacharya indicadas por Narada Muni:
12. Desejar se tornar um santo e alcançar o bhakti puro
Para finalizar, louvemos e glorifiquemos a posição elevada de Bhakti devi: Srimati Radharani.
No
ponto anterior, lembramos os ensinamentos de Srila B.B. Tritha Maharaj
ao respeito de largar todos os egos falsos deste mundo, logo, Srila
Maharaj nos explica que o devoto puro pensa assim: “Eu não sou deste
mundo”, assim sabendo, se livra dos egos deste mundo. Devo me tornar
santo e satisfazer Krishna, O servindo com o ego verdadeiro: “Eu sou de
Krishna e de Seu devoto, meu Guru”, “Krishna é santo, Todo Existente,
Todo Consciente e Todo Bem-aventurado”, “e eu sou dEle e devo servi-Lo
com todos os orgãos dos sentidos e todos os objetos dos sentidos”:
Sarvopadi-vinirmuktam tat-paratvena nirmalan, hrsikena hrsikesa-sevanam bhaktir ucyate (Bhakti-rasamrta-sindhu 1.1.2)
"Temos
de nos tornar livre das designações que têm sido impostas pela falsa
identificação do corpo material. Então, se você está envolvido, até
mesmo fisicamente, através de seus sentidos no mestre do sentidos, você
está em harmonia. Então, por pensamento, sentimento e vontade, tentamos
colocar todo o nosso processo muito na prática"
Bhakti devi ki jay!
Aconselhamos estudar sobre brahmacharya no blog: http://www.bramacarya.blogspot.com.br/
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