quinta-feira, 27 de junho de 2013

Lembremos nosso ideal, por que estamos aqui?


Reflexões
Lembremos de qual é o nosso ideal

Sempre que você estiver numa situação difícil você deve compreender que isso é também uma misericórdia
O Srimad Bhagavatam diz que ver a realidade é ver a misericórdia de Krishna em todas as partes, e como podemos ver a misericórdia de Krishna em todas as partes? Só pela misericórdia de Krishna, então devemos orar implorando essa misericórdia, e na medida em que nossa rendição seja sincera, nessa medida Krishna se manifestará no seu coração.
Se você ora a seu Guru e Sri Gouranga, eles te ajudarão mais ainda porque são Nitai Goura, são Patitapavana, salvadores dos caídos, e assim manifestarão sua grandiosidade no seu coração. Essa grandiosidade é sua infinita generosidade, bondade, amor e misericórdia que eles sentem para com todas as entidade vivas.
Imaginem se o Senhor Caitanya e o Senhor Nityananda estivessem aqui em São Paulo ou em Florianópolis, ou em qualquer cidade materialista exploradora do Brasil. O que é que eles sentiriam? O que sentiria Vasudeva Datta? O devoto leproso que em vez de orar para o benefício próprio, orou a Sri Caitanya para que liberte a todas as almas aceitando todos os pecados e indo para o inferno para que os outros pudessem se salvar. Que sentiria Prahlad Maharaj ao ver estas cidades ateas absortas no egoísmo e na matança de vacas?
Imaginem Sri Nityananda caminhando pelas ruas do centro de São Paulo, o que ele sentiria?
Imaginem Guru Maharaj morando em São Paulo ou qualquer cidade do Brasil, o que ele sentiria?
O que sentiria Haridas Thakur ao ver tanta gente sofrendo por sua ignorância? Vendo um dos países mais ricos do mundo e ver tanta gente pobre, inclusive 16 milhões de pessoas em extrema pobreza e gente morrendo de fome no norte do país, o que ele sentiria ao ver gente carente material e espiritualmente? Imaginem o que sentiria Govinda (o protetor das vacas) ao ver que o Brasil é um dos principais assassinos de suas mães vacas.
O que sentiria Narada Muni ao ver que Srila Prabhupada disse ao nosso Guru Maharaj: “dependo de ti 99% para impulsionar a pregação no Brasil” ? Narada Muni sempre quer acelerar as coisas para ver os passatempos de Krishna e de seus devotos se realizarem.  Que arranjos ele estará fazendo para acelerar os passatempos de nossos Gurus? He he!
Imaginem o que sentiria Srila Prabhupada se tivesse vindo ao Brasil e tivesse saído a fazer suas caminhadas matutinas, e caminhando pelas ruas de São Paulo visse as pessoas nessa grande correria da Paulista (todos absortos em paixão e ignorância) e visse os devotos a fazer Harinam e percebe-se que ninguém para para ouvir. O que vocês acham que pensaria Srila Prabhupada? O que é que ele sentiria ao ver tantos moradores de rua e gente enferma,  viciada em crack e com problemas mentais irreversíveis? O quê sentiria Srila Prabhupada de seus devotos que estão tentando pregar e não tem tempo para um sadhana mais estrito?
Que sentiria Prabhupada Bhaktsidhanta de ver no Brasil tantos devotos iniciados, e tão poucos devotos praticando os 4 princípios, cantando Hare Krishna e pregando? O quê ele sentiria?
Imaginem o que sentiria Bhakvinoda Thakur, ao ver que tem 200 milhões de habitantes no Brasil e tão poucos templos Vaishnavas ativos pregando diariamente? Em São Paulo o templo Vrinda é praticamente o único templo que recebe gente para ouvir pregação, todos os dias, mas ainda é um serviço defeituoso porque vêm pouca gente, já que não tem muitas pessoas que queram pregar para convidar as pessoas ao templo. O que vocês acham que sentiria Bhaktvinoda Thakur? O que sentiriam os seis Goswamis caminhando pela paulista, eles que vestiam só um interior, para salvar os pobres, o que pensariam ao ver tanta arrogância, ostentação, vaidade, frieza, ignorância das pessoas que vão caminhando pelas ruas de São Paulo? O que eles sentiriam?
O que deve sentir Guru Maharaj quando vem e vê que em São Paulo e no Brasil todos exploram tanto a mulher, como se fosse só um objeto sensual, sem se preocupar de seus sentimentos e menos de protege-las. O que sentirá Guru Maharaj ao saber que no Brasil tem mais cabeças de boi do que de seres humanos, sabendo que a diferença é que todos os bois estão destinados a serem assassinados? O que sentirá ao ver que tem tanta gente precisando de atenção espiritual e perceber que muitas poucas pessoas se sacrificam para tomar a responsabilidade de ser líderes espirituais dedicados ou pregadores?
O que sentiria Guru maharaj ao ver o Brasileiro dizendo: “Está tudo bem.” Quando ele sabe que na sociedade material está tudo mal. Que tipo de sentimento ele terá ao testemunhar que estão eliminando os guardiões da terra, os líderes espirituais indígenas e massacrando a mãe terra com toda essa tecnologia demoníaca? O que ele sentirá? O que sentirá Guru Maharaj e Gurudeva Atulananda ao visitar o Brasil e não encontrar os discípulos que tem iniciado com tanto amor nos anos anteriores? E ver eles desconectados sem fazer serviço? Que sentirá Gurudeva Atulananda ao ver que nas principais escolas e faculdades não se ensina nada de valores nem espiritualidade.
Que sentirá Srimati Radhika, a deusa do amor, a doçura, ao ver o ódio, crueldade e indiferença destas grandes cidades, o que sentirá ao ver o mundo vazio, carente de amor real?

A resposta é que todos eles devem sentir muito AMOR e COMPAIXÃO, pois eles são Para Dukha Dukhi (sofrem pelo sofrimento dos outros). E por uma misericórdia sem causa nos escolheu para aliviar o sofrimento das almas trazendo a  Consciência de Krishna, agora entendem por que Guru Maharaj corre e se sacrifica dormindo pouco e viajando tanto para servir a Srila Prabhupada, é por amor e compaixão! ele é um dicípulo de Dayal Avatar, ou seja a encarnação da compaixão, Sri Caitanya Dev. Existe uma frase muito boa que diz assim: “ Krishna não escolhe os preparados senão que prepara os escolhidos” he he! Assim fomos recrutados mesmo sendo desqualificados para realizar uma grande missão: trazer consciência de Krishna para o Brasil, isso é um grande ato de amor, já que quando confiam algo muito importante a tí é um significado de que te estimam e amam muito.
Assim nós fomos escolhidos para realizar a tarefa mais elevada, servir os devotos puros que são os mais queridos para Krishna, esses devotos puros são todo o Guru Parampara, e especialmente nós fomos escolhidos para assistir a Guru Maharaj e Gurudeva Atulananda no seu serviço direto a Srila Prabhupada de realizar o seu pedido: “dependo 99% de ti (Srila Paramadvaiti Swami) para impulsionar a pregação no Brasil” essa foi uma das últimas instruções que Srila Prabhupada deu a Srila Guru Maharaj.  Srila Bhaktisidhanta Sarasvati disse a profesia de que “haverá um dia que o Senhor Goura Sundara fará surgir inumeráveis pregadores para difundir a Consciência de Krishna em todas as línguas inclusive a língua dos animais, e nesse momento acontecerá uma grande revolução espiritual” E nós fomos escolhidos para pregar em português, e Sri Caitanya disse que: Em cada aldeia e  cidade do mundo se cantaram os santos nomes” E nós fomos escolhidos para glorificar  e cantar os santos nomes no Brasil, São Paulo, Florianópolis, Penha, Rio de Janeiro, Guarujá, Juquitiba, Minas Gerais,  Belém, e expandir ao Brasil todo,  isso significa estar sendo partícipe do passatempo de Sri Caitanya Mahaprabhu. Podem dimensionar tanta misericórdia? Tudo isto é algo inconcebível, algo que nós não conseguimos dimensionar, é a maior fortuna que podemos receber. Inclusive Gurudeva Atulananda disse aqui no Brasil: “Pelo desejo de cada Acharya da sucessão discipular existe hoje esse Templo pregando Consciência de Krishna aqui em São Paulo, e vocês tem as bênçãos de todos eles”, e Guru Maharaj disse na Índia: “Você pode ter muitas bênçãos mas se você não é rendido você não conseguirá absorver essas bênçãos”.                             
Dessa maneira podemos concluir que temos uma grande missão em nossas mãos e Krishna garante o sucesso se nos rendermos, somos sinceros e determinados. Devemos sentir-nos muito agradecidos, isso será possível se nos tornarmos conscientes de toda esta misericórdia, temos que lembrar sempre todos os presentes que temos recebido e assim poderemos nos sentir sempre agradecidos. Essa é a forma mais saudável  de praticar vida espiritual. Guru Maharaj disse: “Ser agradecido é o melhor antídoto para a mente”. E qual é a forma de agradecer? Obedecer, seguindo o pedido de nossos queridos Gurus e Sri Gouranga “ Cantem sempre Hare Krishna e façam serviço, preguem e sustentem a pregação com sadhana bhakti”
Então agredeçamos a nosso Guru Maharaj e Gurudeva Atulananda que querem que sejamos devotos felizes praticando a devoção, e querem que o amor se distribua na forma de Sankirtan.
Vijayate Sri Krishna Sankirtan yajña Ki Jay!
Se analizarmos, além disso somos receptáculos de mais misericórdia ainda, pois fomos escolhidos para receber a graça das deidades mais lindas, doces e amorosas. Que quiseram se manifestar para abençoar os brasileiros com Prema, amor divino:
Sri Sri Guru Mahaprabhu Gandarvika Guiridhari em São Paulo, Ki Jay!!!
Sri Sri  Gour Gadadhar em Minas Gerais, Ki Jay!!!
Sri Sri Gour Nitay em Florianópolis, Ki Jay!!!
Sri Jaganath Baladeva Subadra em Guarujá, Ki Jay!!!
O Ishta Dev (deidade regente) de nosso prabhu data desh (lugar de serviço), o Brasil, Sri Sri Guru Mahaprabhu Gandharvika Giridhari. Se analisarmos bem podemos apreciar que essas deidades representam as bênçãos de muitas personalidades divinas como por exemplo:
1- Representam o coração, a misericórdia e abrigo de nossos próprios Gurudevas que realizaram a cerimonia de Prana Pratista, pedindo as divindades serem instaladas na forma do Arca Vigraha, a deidade adorável.
2- Representam a misericórdia e refugio de Srila Sridhar Maharaj já que nossas deidades são as expansões de Sri Sri Gouranga Radha Vrajesvara da Colombia. Que são o Ishta Dev, deidades regentes de toda missão Vrinda e que foram instaladas por Srila Sridhar Maharaj mesmo..
3- Também representam a  misericórdia e proteção de Srila Bhaktsidhanta que instalou as deidades originais de Sri Sri Mahaprabhu Gandharvika Giridhari no templo “Sri Chaitanya Math” em Mayapur, Índia. E agora expandiu seu refúgio para abençoar todas as almas do Brasil Yatra.
4- E também representam o abrigo dos seis  Goswamis e de toda a sucessão discipular na linha rupanuga, seguidores de Rupa Goswami, que a pedido de Sri Caitanya Mahaprabhu estabeleceu a adoração a Sri Sri Radha Krishna como a adoração mais elevada, e agora essa adoração manifestou-se para benefício de todas as almas caídas do Brasil Yatra. Isto é real pois Srila Prabhupada escreve em uma de suas músicas: “pela graça de Srila Jiva Goswami tive a misericórdia de morar no templo onde se adora a Sri Sri Radha Damodara em Vrindavan”. Assim Srila Prabhupada não conheceu pessoalmente a Srila Jiva Goswami, mas ele realizou que poder morar onde estão as deidades que Srila Jiva Goswami adorava, significa estar recebendo a misericórdia dele. Da mesma maneira nós podemos concluir que estamos recebendo uma misericórdia especial ao poder estar sobre o refúgio de Sri Sri Mahaprabhu Gandharvika Giridhari. ou seja estamos recebendo diretamente a misericordia de Guru Maharaj, Gurudeva Atulananda, Srila Prabhupada, Srila Sridhar Maharaj, Srila Bhaktisidhanta Sarasvati, e de todo o resto do Guru Parampara.
Sabendo tudo isto, quem não aceitaria este abrigo cheio de tanta misericórdia? um maluco, ou um tolo, não é?

E a misericórdia não para. São tantos ´´tesouros incoparaveis´´ que Srila Prabhupada e Gurudeva nos trouxeram, é tanto amor: a  associação com devotos puros, a amizade com irmãos espirituais, os santos nomes, Tulasi Devi, os templos,as lindas fazendas ecologicas e lugares de peregrinagem, os projetos visionários de Guru Maharaj, a deliciosa prashadam, os extaticos kirtans, a oração, o revolucionario Sankirtan (pregação), o serviço (terapia ocupacional), as artes devocionais, a filosofia esclarecedora, o controle da mente com a meditação, os doces passatempos, a vida simples, o celibato, os alegres festivais vaishnavas, as sagradas escrituras, as palestras em mp3 e video conferencias de nossos Gurus, e a lista não acaba, são ilimitados presentes, isso significa que estamos infinitamente endividados. Sera que alguém pode não sentirse agradecido depois de analisar tudo isso? sera que alguém desejará pedir coisas materiais depois de saber que existe tanto beneficio e felicidade que Krishna esta nos oferecendo? por isso devemos orar pedindo pela misericordia de Guru, Vaishnavas e Sri Gouranga para não perder tudo isto e assim poder nos manter no caminho do serviço ao Guru, sempre conscientes de Krishna, nunca esquecer Krishna e sempre lembrar Ele, devemos orar, orar e orar, Gurudeva explica que tudo deve se fazer orando.
Guru Maharaj costuma dizer: “Família que ora unida, cresce unida” E qual é a oração que devemos fazer?
“Óh meu Senhor deixa-me ser um instrumento de seu amor” ou como orou Srila Prabhupada: “Que grande é tua graça Krishna com este caído, agora que aqui me tens,
faz o que queres comigo”  Isso é equivalente a:  “Seja feita sua vontade”. Significa dizer a Krishna: “Fique a vontade, mas não só com as coisas materiais, mas senão com nós mesmos”. “Tua é minha alma pela eternidade”. Deixemos que Krishna  nos ocupe no serviço que ele quiser, deixemos que ele nos oriente. Para isso devemos ser sinceros e orar do fundo do nosso coração para poder ouvir Caitya Guru, o Guru do coração, e também devemos lembrar as instruções de nosso Guru, pois Krishna fala através da boca do Guru.
E qual é o pedido que Guru Maharaj  mais faz em suas orações? Isso perguntou Gurudeva Atulananda. E Guru Maharaj respondeu: “Oro para não falhar, isso é o que mais peço.”
Então sigamos o exemplo de nosso Guru e oremos para ser fiéis e não falhar. Oremos para continuar orando e cantando pois é tão importante  o serviço de um pregador. Se ele falha, a fé de  todas as pessoas a quem pregou se derruba e causa muitas aflições.
Por isso orem para:
1- Não falhar
2- Conseguir continuar orando e cantando Hare Krishna e nos libertar algum dia das ofensas.
3- Conseguir servir para agradar Guru Vaishnavas e Bhagavan
4- Conseguir despertar amor puro por Sri Sri Radha e Krishna
Uma vez uma devota falou a Guru Maharaj: “Gurudeva estou orando e lutando mas não adianta continuo mal”, então Guru Maharaj respondeu: “Teu problema é que você não tem implorado, tens que orar Implorando, suplicando, chorando pela misericórdia de Krishna, desde o fundo de teu coração”.

Esta oração façam implorando misericórdia não só para ti se não que também para os outrosí. Que Krishna abençoe teus irmãos espirituais e almas sofridas e ore para que Krishna te tome no seu refúgio e guie. Assim seremos a família unida, orando uns pelos outros, solidariedade Vaishnava, assim nos protegeremos mutuamente. “Familia que ora unida, cresce unida”. E assim a família Vrinda que é a expansão do amor de nossos Gurus derramará seu amor ao mundo todo.

Agora só nós resta valorizar todas as dádivas que temos recebido, seguindo a orientação de Srila Prabhupada: “Se queres agradecer tudo o que você tem recebido então distribua aos outros, assim me fará feliz”.
Como podes perceber, o mundo material é limitado e imperfeito e a misericórdia de Krishna é ilimitada e perfeita, podemos seguir analisando todas as dádivas que temos recebido profundamente. Poderíamos fazer muitos livros e sempre será pouco, é uma tentativa insignificante em contraste com tanta misericórdia infinita.

Querendo que se tornem conscientes da misericórdia de Krishna em todas as partes, e implorando sua misericordia, lhes pedindo que me abençoem, protejam, aceitem e tolerem, a pesar de meus defeitos

Seu servo e irmão que lhes quere muito,
Mangal Swami

Nenhum comentário:

Postar um comentário